quinta-feira, 10 de maio de 2012

Casamento acabou e a grana também - e agora...


O casamento acaba e o dinheiro também...

Casei jovem, tive filhos logo e me tornei uma dona de casa e mãe? Enquanto ele construía sua carreira profissional eu cuidava das crianças! Hoje estou divorciada e querendo descobrir como farei para sobreviver financeiramente?

Para piorar não recebo pensão, pois o salário dele paga o financiamento da casa e a escola, em fim, hoje estou sem carreira tentando sobreviver com bicos e dependo da ajuda de meus pais...imaginem como me sinto!

Nos EUA foi realizado um levantamento onde se verificou que a renda média das mulheres de família cai 37% após o divórcio. Em outras palavras, as mulheres sofrem mais financeiramente do que os homens com o divórcio. Se você está pensando em se divorciar seja prática e faça um planejamento financeiro sério antes. Eu não consegui, pois exige muita racionalidade. Quando se está prestes a separar, com filhos pequenos, normalmente, todos estão sofrendo e a gente acaba não pensando em tudo...

Se você é está pensando em se divorciar ou está divorciada, tenho algumas sugestões para quem sabe ajudá-la a sobreviver à perda de renda.

Você não pode viver da pensão das crianças: 


Não pense que pensão é renda. A pensão é temporária e, na maioria dos casos é pensão alimentícia, ou seja, mal e mal paga a comida. Você vai ter que se remodelar para sobreviver financeiramente uma vez que há apenas apoio temporário, e este vai parar de vir em breve. Além disto, você tem que fazer um investimento em si mesmo, que foi provavelmente esquecido por anos, para poder dar lhe um retorno a curto prazo.

Bem, ainda, estou experimentando a vida de contar cada centavo que eu tenho. Eu fiquei sem nada comercializável, com dois filhos para criar, alimentar, ter que procurar dinheiro para pagar o financiamento da casa e despesas de um carro etc. Não é fácil fazer a transição do estado de dona de casa e mãe para mãe de trabalho múltiplos, pois um único emprego não paga minhas contas, mas é uma transição que tem de ser feita. Você vai ter que trabalhar e vai ter que buscar algo que pague razoavelmente bem.

Se você é formada com eu, mas está fora do mercado de trabalho, vais ter que voltar a penar e se submeter a quase virar uma estagiária. Eu, hoje estou tentando trabalhar como autônoma, buscando algumas ações para tentar pagar as despesas, inclusive minha OAB. Busque fazer algum curso que lhe de alguma habilidade ou especialização. Hoje, têm alguns até gratuitos na internet. Fiz, também, alguns cursos pelo Sebrae que são gratuitos e úteis, como atendimento a clientes. Isto tudo pode tornar o seu currículo ou pouco mais atraente. Fale com o escritório de ajuda financeira e busque obter empréstimos estudantis ou faça monitorias em troca de bolsa de estudos, para pagar as aulas.

Se você tem habilidades ou talentos - no meu caso faço decoração de festa - e você acredita que estas habilidades podem ser comercializáveis, em seguida, talvez seja o caso de abrir seu próprio negócio. Hoje, a internet é um valioso local para realizar vendas, podes trabalhar de casa e vender na net. Eu vendo de tudo, inclusive roupas das crianças, livros etc. sempre entra algum dinheiro. 

Tive loja por um tempo, uma das coisas que os pequenos empresários procuram é alguém para distribuir panfletos, se pegares mais de uma loja podes cobrar de 30,00 a 50,00 reais para distribuir, facilmente vais ter 150,00 no bolso.

Se tiveres habilidades em vendas, hoje em dia o mercado imobiliário está em expansão, muitas imobiliárias estão correndo atrás de corretores. Curso de corretor pode ser feito a distância em até 6 meses podes sair trabalhando como corretora, e durante a formação podes atuar como estagiaria. Existem muitas oportunidades em cargos de vendas, que podem ser aproveitadas apenas tem que fazer a investigação e descobrir onde estão as oportunidades.

Procure apoio em mulheres que estão financeiramente seguras:

Não há lugar melhor para aprender a chegar ao topo do que de alguém que já está lá. As mulheres que são financeiramente seguras e independentes podem ensinar-lhe como poupar dinheiro e planejar seus futuros financeiros. Cultive relacionamentos com mulheres em sua comunidade que são líderes empresariais. Junte-se a clubes locais de mulheres ou grupos é bom estar próximo de pessoas bem sucedidas.


Procure estratégias de sucesso para sobreviver financeiramente até que você esteja em uma carreira estável. Procure começar a construir uma reserva de emergência guarde um pouco de dinheiro por mês. Inicie um plano de aposentadoria, não se esqueça de doar 10% do que você ganha para alguma instituição ou igreja, pois o Universo vai devolver no mínimo em dobro. Logo, vais desfrutar da liberdade de ser financeiramente auto-suficiente. 


São nestas páginas que encontrarás o apoio para curar, superar e seguir em frente!
Boa sorte,
Caso precise de apoio entre em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo do face: Separei e Agora? - Apoio para mulheres separadas!

Para homens: em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário